fbpx

Dia C é celebrado com música, alegria e serviços na comunidade do Itapoã (DF)

Ação teve a participação da Confebras e envolveu mobilização de várias entidades do cooperativismo

Uma grande celebração foi realizada por várias cooperativas na cidade de Itapoã (DF), no último sábado (6), com muita música, alegria e serviços para a comunidade. No chamado Dia de Cooperar, as pessoas puderam conferir apresentações artísticas e participar de vários serviços oferecidos gratuitamente por voluntários como: cadastro para estágios, corte de cabelo, exames oftalmológicos, orientação jurídica, verificação de glicemia, orientação para emissão de carteira de trabalho, troca de livros, educação financeira, animação infantil, distribuição de sementes e mudas, além de apresentação de shows culturais e artísticos.

O Dia C trata-se do maior movimento de promoção social e de voluntariado do segmento no Brasil, e que ocorreu simultaneamente em 400 cidades, reforçando a força do cooperativismo que contempla mais de 15 milhões de associados. “No Distrito Federal apoiamos a celebração do evento, levando à população os benefícios prestados pelas cooperativas e a importância de se vincular a uma delas. O Dia C é um movimento que tem a pretensão de mudar o mundo pela solidariedade e cooperação”, afirmou a Superintendente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), Telma Galletti. A entidade, juntamente com o Instituto Cooperforte, foi uma das parceiras na iniciativa com estande apresentando o CooperaEduca, um grande projeto de educação financeira para crianças e jovens.

O evento promovido pela Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/DF), ainda contou com a participação de vários agentes como o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) entre outros.

Dia Internacional

O presidente da OCDF/Sescoop/DF, Remy Gorga Neto, ressaltou que as cooperativas têm em seu DNA a questão da responsabilidade social. “São empresas locais que promovem o desenvolvimento e oportunidade para as pessoas. No Dia C demonstramos o trabalho que elas fazem o ano inteiro, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.” O evento também serviu para marcar o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no mundo inteiro. “Neste ano, promovemos o Dia C numa comunidade carente para levar algum tipo de apoio e serviços totalmente gratuitos. É nossa responsabilidade melhorar o meio onde estamos inseridos”, ressaltou. O administrador regional de Itapoã, Alessander Carregari Capalbo, afirmou que a promoção demonstra o importante papel das cooperativas de inclusão social, de apoio às comunidades e de desenvolvimento econômico.

Como novidade, o superintendente do Sicoob Planalto Central, Edivaldo de Oliveira, prometeu a instalação de uma agência física de crédito no Itapoã. “Vamos colocar o cooperativismo na essência da cidade, implantando um modelo novo de atendimento ao público, que é o movimento sem dinheiro vivo. O cidadão abre a conta e a movimenta de forma totalmente digitalizada, mais ágil e segura”, disse.

Os participantes do Dia C, moradores e voluntários, estavam muito felizes de fazer parte da iniciativa. Camila Reis, 17 anos, voluntária, afirmou que participa pela sexta vez do evento. “Sou dançarina e sempre levo um pouco da arte para as comunidades. Fico muito contente em poder trazer um pouco de alegria a essas famílias”, ressaltou. A moradora do Itapoã, Edna Macedo, 47 anos, acrescentou que considera muito importante que ações deste tipo sejam realizadas na cidade. “Não é muito comum ter esses eventos por aqui devido à distância, porque não temos asfalto, o que dificulta a vinda das pessoas. Então hoje é um dia muito feliz para nós!”, comemorou.

 

Data da publicação: 08/07/2019

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS