fbpx

Dia do Meio Ambiente Confebras reforça importância de ações de sustentabilidade

Para marcar o Dia do Meio Ambiente, a Confebras renova seu compromisso com a sustentabilidade e reafirma a importância do Concred Verde, premiação que acontece a cada dois anos durante a edição do maior Congresso do Cooperativismo de Crédito Brasileiro

O dia 5 de junho é marcado mundialmente por ações e campanhas em defesa do Meio Ambiente. A Confederação Brasileira de Cooperativas de Crédito (Confebras) aproveita a data para reafirmar seu compromisso com a questão. A entidade promove, desde 2010, o Prêmio Concred Verde para incentivar e identificar ações inovadoras e eficazes que geram impacto positivo no meio ambiente e nas comunidades onde estão localizadas. É uma iniciativa que integra a programação do maior Congresso do Cooperativismo de Crédito do País, realizado a cada dois anos. São avaliados projetos de preservação e conservação que estimulam o consumo consciente, promovem a gestão responsável dos recursos naturais e praticam a educação ambiental.

A preocupação da Confebras remonta a 2008. O tema do Congresso realizado em Fortaleza (CE) foi “Cooperativismo de Crédito: Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável”. A entidade realizou, paralelamente, a primeira feira cooperativista elaborada com materiais ecologicamente corretos – a Feira Sustentável. A superintendente da Confederação, Maria Telma Galletti, lembra que na época não havia no Brasil fornecedores de materiais 100% recicláveis e que uma grande montadora da região assumiu o desenvolvimento dos produtos, um feito inédito. Segundo ela, em todos os níveis de organização foram utilizados materiais ecologicamente corretos. Os estandes foram montados tendo como matéria-prima garrafas pet, resíduos de madeira prensada e tubos de papelão. O material gráfico foi confeccionado em papel reciclado, assim como a bolsa dos congressistas, feita em algodão cru e a caneta em pet. No encerramento do evento uma cooperativa de reciclagem coletou todo o lixo de forma seletiva. “E os crachás continham sementes de plantas para incentivarem os participantes a plantarem”, acrescenta.

O compromisso socioambiental não se resumiu ao uso de materiais reciclados em todas as etapas. A emissão de carbono decorrente da realização do encontro foi neutralizada com o plantio compensatório de 477 mudas de árvores nativas no Jardim Botânico em Brasília (DF). Segundo Telma, foi assim que nasceu o Prêmio Concred Verde, que teve outras iniciativas memoráveis nos anos seguintes, como a limpeza de rios da Amazônia (MA), em 2014, quando o evento foi realizado em Manaus.

Nas suas últimas edições, o Concred Verde premiou os melhores cases em três categorias: “Harmonia Social”, para as áreas educacional, de voluntariado, cultural, esportivo e outras atividades que melhoram a qualidade de vida; “Economia Funcional,” para as ações que potencializam a economia comunitária, ajudando a vida financeira de seus usuários. E, por fim, “Equilíbrio Ambiental,” para os programas voltados ao desenvolvimento e consciência ambiental. A próxima edição do Congresso, será realizada no período de 07 a 9 de outubro de 2020 em Recife (PE), deverá reeditar o prêmio com ações exclusivas.

 

Data da publicação: 06/06/2019

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS