Prêmio Concred Verde: O Cooperativismo Financeiro e seus compromissos com a sustentabilidade!

Não faz muitas décadas que o conceito e a prática da sustentabilidade ganharam destaque na ordem do dia, principalmente como visão abrangente e plural de ecologia e meio ambiente, que considera não apenas a relação do homem com a natureza, mas também os efeitos e influências dessa interação no equilíbrio da sociedade e do planeta.

Entretanto, para o Cooperativismo isto não é novidade. O movimento cooperativista moderno, desde sua origem na Inglaterra, em 1844, tem consciência de que a prosperidade, a igualdade, a fraternidade e o bem-estar humano dependem, em grande parte, da qualidade do ambiente em que se vive.

O 7º princípio cooperativista – “Interesse pela comunidade” -, além do aspecto econômico e social, indiretamente, pede atenção e cuidado para com as questões ambientais, considerando a importância do meio ambiente e da sustentabilidade para a permanência, para o desenvolvimento e para o progresso sustentável.

No Cooperativismo, sabemos que não pode haver desenvolvimento econômico e social perene se ele for exploratório e depender, até a exaustão, da retirada, processamento, mau uso e consumo de bens naturais não-renováveis ou da poluição – incluindo-se aí a geração de lixo, contaminação dos recursos e elementos ambientais imprescindíveis à saúde do meio ambiente.

Tanto isso é verdade, que muitas cooperativas encontram em ações de sustentabilidade o segmento econômico de seu negócio, beneficiando financeiramente seus associados e, ecologicamente, a sociedade em geral. Também é grande o número de cooperativas que instituem e adotam práticas sustentáveis, em seu dia a dia, incentivam e promovem a educação ambiental de seus associados e desenvolvem projetos cidadãos com foco na sustentabilidade.

Como reconhecimento e incentivo a estas práticas, a Confebras criou, em 2010, o Prêmio Concred Verde que se consolida e se expande a cada Congresso Brasileiro dao Cooperativismo de Crédito realizado e, em 2018, chega à sua 5ª edição.

Subdividido nas categorias Harmonia Social, Economia Funcional e Equilíbrio Ambiental, o Concred Verde é uma iniciativa cuja finalidade é “reconhecer as boas práticas de responsabilidade social e ambiental de cooperativas de crédito brasileiras, implementadas através de atividades ligadas a uma gestão ética, sustentável e transparente, em harmonia com os pilares equilíbrio ambiental, viabilidade econômica, justiça social e dimensão cultural”.

Deste modo, seu objetivo é identificar as ações mais inovadoras e eficazes que geram impacto positivo na esfera social e ambiental das comunidades onde foram implantadas, especialmente, estimulando o consumo consciente e a gestão responsável dos recursos naturais e promovendo a educação ambiental.

O prazo de inscrições para o 5º Prêmio Concred Verde encerra-se amanhã. Portanto, ainda há tempo para você inscrever o projeto de responsabilidade social, funcional e econômica desenvolvido por sua cooperativa financeira e mostrar o quanto o cooperativismo de crédito nacional é amigo do meio ambiente, da sustentabilidade e do planeta.

 

Contamos com você! A natureza também!

Clique aqui e inscreva os projetos da sua cooperativa.

 

Kedson Macedo

Presidente na Confebras e Diretor Executivo na Cooperforte

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?



    Receba nosso conteúdo por e-mail

    Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
    ©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS