fbpx

Dia Internacional das Cooperativas de Crédito – 2018 Encontre Prosperidade em uma Cooperativa de Crédito

Prosperar, não é apenas uma das principais aspirações humanas. No mais amplo sentido da palavra, prosperar é condição essencial para o crescimento pessoal, para a continuidade dos negócios, das instituições, das sociedades e até para a perpetuação da vida. O que e quem não se desenvolvem e prosperam, estagnam e, assim, tornam-se defasados, obsoletos e decadentes, seguindo para a extinção e desaparecimento, por não acompanhar a velocidade das evoluções que impulsionam ininterruptas mudanças na sociedade de nossos dias. Prosperar é trilhar o caminho das realizações e das conquistas sustentáveis, objetivos ao alcance de todos na atual Era da Colaboração.

Por outro lado, as cooperativas de crédito são as grandes parceiras das pessoas, das comunidades e das nações no desenvolvimento econômico, social e humano, tanto como organizações quanto como filosofia e valores que agregam os cooperados em torno dos ideais humanistas de solidariedade e ajuda mútua, visando principalmente as realizações individuais e o bem-estar coletivo.

Deste modo, nenhum lema poderia ser mais adequado, assertivo e enfático do que a mensagem “Encontre Prosperidade em uma Cooperativa de Crédito”, escolhida como tema do 70º Dia Internacional das Cooperativas de Crédito – DICC, comemorado anualmente na terceira quinta-feira do mês de outubro, que em 2018 será dia 18. Nesta data, estimuladas pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito – WOCCU, cooperativas financeiras de todo o mundo celebrarão a união, a importância e a força realizadora do cooperativismo de crédito em prol do desenvolvimento econômico, social e humano. No Brasil, a Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito – Confebras e a Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, apoiam e incentivam as cooperativas, nas ações de divulgação e comemoração do Dia Internacional das Cooperativas de Crédito.

Para dimensionar a expressão mundial do Cooperativismo Financeiro, basta lembrar que esta modalidade cooperativista está presente em todos os continentes, com mais de 68 mil cooperativas de crédito, cujos ativos totais ultrapassam US$ 2,5 trilhões, e beneficiam diretamente uma população superior a 235 milhões de pessoas, em 109 países. Projetando-se que cada associado tenha em torno de si uma média de 3 a 4 pessoas, pode-se estimar que, globalmente, a população beneficiada pelo cooperativismo de crédito supera 1 bilhão de pessoas.

No Brasil, atualmente, 965 cooperativas financeiras congregam mais de 9,7 milhões de associados, sendo que o país ocupa o 16º lugar no ranking mundial comparativo dos quadros sociais no âmbito do movimento. Vale destacar nossa condição pioneira, pois a primeira cooperativa financeira da América Latina foi fundada em Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul, em 28 de dezembro de 1902, ou seja, há mais de um século.

Mas por que, em um mundo tão individualista e competitivo, o Cooperativismo Financeiro – independentemente de fatores culturais e econômicos – prospera tanto, como mostram os números que apresentamos acima? Simplesmente porque, apesar de sua natureza econômico-financeira, o Cooperativismo de Crédito, como as demais modalidades cooperativistas, fundamenta-se em um propósito humanista, no qual as pessoas são o centro único e absoluto de todo cuidado e atenção, e não o lucro, que é o objetivo maior das instituições financeiras tradicionais. É exclusivamente para os cooperados que nossas cooperativas existem. É trabalhando para eles que levamos prosperidade às famílias e comunidades em todo o mundo.

Ancorado na solidariedade e na ajuda mútua, na participação democrática, no compromisso com a comunidade e em vários outros valores cooperativos, o Cooperativismo de Crédito tem a missão de proporcionar aos associados, soluções financeiras que contribuam não só para o atendimento de suas necessidades imediatas, mas também para o seu equilíbrio, desenvolvimento e bem-estar, a curto, médio e longo prazos. Em síntese, a missão do Cooperativismo Financeiro é facilitar e contribuir para o engrandecimento e a prosperidade dos seus cooperados, homens, mulheres, jovens e adultos.

Para tanto, nossas cooperativas buscam incessantemente o aperfeiçoamento, a modernização e a inovação, para oferecer cada vez mais produtos e serviços financeiros de excelência, com responsabilidade e, neste sentido, têm encontrado na tecnologia uma grande aliada. Prosperidade requer evolução, porém, sem perder a identidade cooperativista nem se desviar dos ideais e compromissos fundamentais do Cooperativismo.

Ao propagar a mensagem “Encontre Prosperidade em uma Cooperativa de Crédito”, as cooperativas financeiras estão declaradamente reiterando aos cooperados sua missão e seu compromisso de facilitar e contribuir para o desenvolvimento e a prosperidade dos associados, de suas comunidades, da sociedade e do país. E, ao mesmo tempo, conclamando aqueles que ainda não fazem parte Cooperativismo a se juntarem a nós, ampliando e fortalecendo ainda mais o sistema cooperativista e, principalmente, encontrando no Cooperativismo de Crédito o grande aliado para sua realização e prosperidade.

Saudemos todos o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito 2018, propagando e difundindo o Cooperativismo Financeiro. A prosperidade é o caminho para a igualdade, fraternidade, democracia e para a paz!

Acesse www.confebras.coop.br/dicc e conheça a campanha alusiva a esta data tão importante.

 

Kedson Macedo

Presidente na Confebras e Diretor Executivo na Cooperforte

 

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS