fbpx

O Sicoob São Paulo e a Cooperativa Sicoob Credicocapec, por meio do projeto CooperaEduca, movimentam em Franca/SP, mais de 4.500 crianças.

*Cristiane Olegário Barbosa – Analista de Projetos Sociais Pleno – Sicoob Credicocapec 

O exercício do 5º e 7º princípios cooperativistas, respectivamente: Educação, formação e informação; e Interesse pela Comunidade; estão no DNA cooperativista do Sicoob São Paulo e de sua cooperativa de crédito filiada, Sicoob Credicocapec.

A Sicoob Credicocapec mobilizou 14 escolas do município e iniciou o trabalho com a aplicação do conteúdo contido no projeto em 11 escolas, dessa forma beneficiou cerca de 4.500 crianças e professores a partir de conhecimentos relacionados à cooperação e poupança.

O trabalho realizado pelo Sicoob Credicocapec inaugurou a nova metodologia de aplicação do CooperaEduca fora do Distrito Federal. Desenvolvido pela Confebras, o método de aplicação é norteado pela tendência pedagógica progressista, que leva em consideração a realidade local, ou seja, os conhecimentos prévios do público para complemento e prosseguimento no ensino dos conceitos básicos de educação financeira, alinhados aos princípios cooperativistas.

A receptividade das crianças e dos professores das escolas visitadas têm sido bastante satisfatória. Após a entrega dos livretos aos alunos, o trabalho dos professores sobre cooperativismo e educação financeira, foi orientado pelos facilitadores da Cooperativa aplicadora, Sicoob Credicocapec, a qual agendou visitas às escolas para a realização das oficinas com todos os alunos, bem como para apresentação e interação com os personagens do Clubinho do Coopera.

As facilitadoras do projeto Cristiane Olegário Barbosa e Tassiane Moura Vaismenos relatam que é notório o aprendizado de atitudes como poupar e cooperar, também no âmbito da preservação ambiental. Esses e outros conceitos foram trabalhados durante as oficinas de cofrinho com material reciclável. Consideram também que é fundamental o envolvimento dos professores na ação, por contribuírem no processo de aprendizagem dos alunos.
Segundo a orientadora escolar, Altina Ester, da EMEB Profª. Sueli Contini Marques: “…a finalidade do Projeto é trabalhar o cooperativismo como modelo socioeconômico capaz de unir o desenvolvimento econômico e o bem estar social, dando noção de que a Cooperativa é uma organização de pessoas, que se baseia em valores de ajuda mútua, responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade”.

Esses foram os resultados sociais conquistados pelo Sicoob São Paulo e pelo Sicoob Credicocapec, em cumprimento ao 7º princípio cooperativista. No próximo semestre tem mais!

Fonte: Cooperativa Central Sicoob São Paulo

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS