A importância do Dia Internacional do Cooperativismo para conquistar a igualdade social no mundo

Quem é cooperativista conhece profundamente o poder transformador que as Cooperativas exercem sobre as realidades das comunidades a que pertencem. Toda Cooperativa que pratica quotidianamente os sete princípios fundamentais do Cooperativismo são, de fato, agentes que angariam a transformação das realidades comunitárias com viés de conquistar a igualdade socioeconômica no seu raio de atuação. Ampliar essa corrente do bem é crucial, e nada mais oportuno e eficaz que no 1º sábado de julho, todas cooperativas juntas manifestem as potencialidades do setor.
Neste ano as comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo chegam a 95º edição com o tema alinhado à agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) para redução das desigualdades sociais, e assim, galgar resultados até 2030, com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Fonte: Ministério das Relações Exteriores

Por razões de consonância entre as contribuições sociais e econômicas para as nações, a ONU estabelece relacionamento de proximidade com o setor cooperativista, até porque reconhece o poder transformador do cooperativismo onde quer que se instale.

A Aliança Cooperativa Internacional (ACI), consciente do labor da ONU pela redução das desigualdades sociais nas nações, lançou para a celebração do Dia Internacional do Cooperativismo, o tema “Cooperativas garantem que ninguém fique para trás”. Traduzido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o mote representa com clareza a mensagem do cooperativismo como uma das soluções assertivas para alcançarmos a igualdade social no mundo.

No Brasil, o cooperativismo contribui com os objetivos da ONU, pela sua expressividade no extenso território nacional, que segundo o Presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, alcança 13,2 milhões de pessoas associadas às mais de 6,6 mil cooperativas, as quais juntas empregam mais de 380 mil profissionais. Esses números podem ser convertidos em histórias, pessoas que vivenciam o cooperativismo em variados setores da vida.

Desde 2015 as Cooperativas se unem na mesma sintonia, para que a cada 1º sábado de julho engrandeçam o Dia C – Dia de Cooperar, programa que reúne no mesmo espaço e em diferentes cidades, projetos realizados por Cooperativas de todo país, as quais oferecem serviços à população em celebração ao modo cooperativo e socioambiental de negociar.

De acordo com Márcio Lopes, sobre a ação conjunta organizada pelas Cooperativas com apoio do Sistema OCB, “…a expectativa para 2017 é de beneficiar pelo menos um milhão de pessoas com os projetos estruturados do Dia de Cooperar.”

A força coop prospera a um ritmo vigoroso e diante de todo cenário temos no Dia Internacional do Cooperativismo a oportunidade de juntos, e em uma só sintonia, manifestar nossa satisfação com o movimento cooperativo que é firmado em todos rincões do mundo.

Referência: Portal do Cooperativismo de Crédito.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?



    Receba nosso conteúdo por e-mail

    Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
    ©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS