Fórum do programa “A união faz a vida” reúne mais de 1.500 professores em Nova Petrópolis

Educadores de 15 municípios estiveram presentes.

Sob a temática “a ética no cotidiano da escola”, mais de 1.500 educadores de 15 municípios da região reuniram-se no Centro de Eventos Nova Petrópolis, no dia 5 de abril, para trocar experiências e realizar uma atualização sobre as tendências pedagógicas, para prática na escola. O Fórum Regional do programa “A união faz a vida” chega à sua décima edição e teve como destaque a presença de duas autoridades na área da ética na educação, que proporcionaram avaliações intrínsecas sobre o desafio de educar: o professor, historiador e filósofo Leandro Karnal e o professor doutor, jornalista e advogado Clóvis de Barros Filho.

O evento iniciou pela manhã com a participação do grupo Mover, de Presidente Lucena. Seguiu com a palestra do professor Karnal, que destacou que educar é aprender e ensinar juntos, já que, segundo ele, uma aula beneficia professor e aluno. Enaltecendo a necessidade de o educador adaptar sua metodologia de ensino à realidade dos alunos, ele enfatizou a evolução da tecnologia como um aliado. Após a palestra, os professores puderam desfrutar de atividades de integração, como caricaturista, quick massagem, cabine fotográfica, espaço zen, fliperama, cantinho da leitura, entre outras. À tarde, a companhia de arte circense Burzum, de Santo Ângelo, animou o grupo de professores com apresentações que uniram a ludicidade do teatro com a magia do circo. Em seguida, aconteceu a palestra com o professor Clóvis, que provocou reflexões sobre a ética, com exemplos do cotidiano de maneira leve e descontraída. Com um humor peculiar, abordou a necessidade de uma boa convivência com ética e moral, classificando os conceitos como fundamentais para a busca da felicidade e a realização profissional.

O fórum regional do programa “A união faz a vida” foi organizado cooperativamente entre a Sicredi Pioneira RS, Assessoria Pedagógica e secretarias de educação dos 15 municípios envolvidos (Alto Feliz, Dois Irmãos, Feliz, Gramado, Ivoti, Lindolfo Collor, Linha Nova, Morro Reuter, Nova Petrópolis, Picada Café, Portão, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São José do Hortêncio e Vale Real).

Fonte: Gerência de Relacionamento – Programa “A união faz a vida” – Sicredi Pioneira RS

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?



    Receba nosso conteúdo por e-mail

    Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
    ©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS