Cresol Confederação realiza 1º Seminário Nacional de Formação

Atividade envolveu equipes de formação das quatro centrais filiadas

Foi realizado nos dias 28 e 29 de março, em Florianópolis – SC, o 1º Seminário Nacional de Formação da Cresol Confederação, o qual reuniu cerca de 60 participantes entre Conselheiros de Administração da Confederação e equipes de formação das Centrais Cresol Baser, Cresol Sicoper, Cresol SC/RS e Ascoob. O evento visa fortalecer os processos de formação das cooperativas com o Plano de Formação da Cresol Confederação.

O primeiro painel abordou os “Desafios institucionais e operacionais que influenciam a organização dos processos de formação para a Cresol Confederação”, o qual foi conduzido pelo Diretor-Presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, pela Gerente de Desenvolvimento Social das Cooperativas do Sescoop, Geâne Nazaré Ferreira, e pelo Diretor Financeiro da Cresol Confederação e Conselheiro do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito – FGCoop, Adriano Michelon. Já o segundo painel foi uma roda de diálogos sobre os acúmulos e experiências das Centrais integrantes a Confederação no que se refere aos programas estratégicos e de formação desenvolvidos pelas mesmas.

Ainda no primeiro dia do seminário foi apresentado o documento base do Plano de Formação da Cresol Confederação, o qual foi construído ao longo de oito meses e, a partir dele, foi realizado um trabalho em grupo que focou nos desafios a serem priorizados para a efetividade das temáticas de formação nas cooperativas integrantes a Confederação.

Já no dia segundo dia de atividades foi realizado o terceiro painel intitulado “Educação Cooperativista, Financeira e o processo de Qualificação Profissional – Perspectivas e acúmulos para a formação de associados, parceiros, conselheiros e colaboradores nas Cooperativas da Cresol Confederação”, o qual contou com a participação do Diretor Financeiro da Confebras, Moacir Krambeck, que apresentou os projetos, programas e intercâmbios desenvolvidos pela Confederação que visam formação e qualificação dos Sistemas Cooperativos; de Elvira Cruvinel Ferreira, do Departamento de Educação Financeira do Banco Central do Brasil, a qual apresentou o direcionamento do BCB visando o fortalecimento da Cidadania Financeira; e ainda a participação do Presidente do Instituto Brasileiro de Estudos em Cooperativismo – IBECOOP, Ronaldo Chaves Gaudio, que apresentou questionamentos e indagações a respeito de educação cooperativista para cooperativistas.

Paralelo a este painel, os participantes acompanharam explanações e vivências de organizações que desenvolvem na prática ações de educação financeira. Nesse sentido, explanou Geâne Nazaré Ferreira do Sescoop, que apresentou os programas desenvolvidos em parceria com o BCB; Elaine Rodrigues que apresentou o Programa de Educação Financeira do Sistema Cecred, o qual contempla funcionários, diretores e associados; e de Júnia Rosa Soares da Fundação Escola de Governo – ENA do Estado de SC, que destacou os programas de educação financeira desenvolvidos para servidores do Legislativo Estadual. Por fim, foram encaminhadas definições operacionais para a efetivação do Plano de Formação da Cresol Confederação.
Conforme avalia Magri, a realização deste primeiro seminário de formação é um marco para a Cresol Confederação porque foi um primeiro evento para unificar os processos qualificativos, já que muitas vezes são feitas ações isoladas pelas Centrais, mas que são similares entre si. “No seminário foi feita uma pontuação histórica, avaliado o momento atual e identificados os desafios futuros. Agora precisamos unificar os processos exitosos e construir coletivamente as grandes diretrizes, bem como os eixos estratégicos do coletivo para os próximos cinco anos”, finaliza Magri.

Fonte: DEAD – Departamento Administrativo Comunicação e Marketing

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?



    Receba nosso conteúdo por e-mail

    Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
    ©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS