fbpx

CMN aprova Resolução que aprimora os mecanismos de transferência de recursos do crédito rural entre instituições financeiras

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, no dia 26 de janeiro, a Resolução nº 4.552, proposta pelo Banco Central do Brasil, que aprimora os mecanismos de transferência de recursos do crédito rural entre instituições financeiras, bem como reduz o custo de observância das normas pelas instituições que operam nessa modalidade de crédito.

Pela nova resolução, as transferências passam a ser feitas, exclusivamente, por meio de Depósitos Interfinanceiros Vinculados ao Crédito Rural (DIR), registrados em central de registro de ativos financeiros e de valores mobiliários, com custo menor que os repasses interfinanceiros, sujeitos a registro em cartório. Porém, as instituições financeiras integrantes de sistemas cooperativos, que contam com mecanismos compartilhados para o controle das aplicações dos recursos no crédito rural, poderão continuar operando com repasses interfinanceiros. Além disso, as confederações de centrais de cooperativas de crédito também passam a realizar transferências de recursos do crédito rural por meio do DIR.

Esta é mais uma importante conquista para as Cooperativas de Crédito e, em especial, para a Cresol Confederação, que atuou junto ao Banco Central para que estas melhorias fossem efetivadas. Conforme descreve o Diretor-Presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, este é um avanço importante para o cooperativismo de crédito porque permite ampliar a rentabilidade das cooperativas na operacionalização do DIR. “Trata-se de uma conquista, fruto do esforço e do envolvimento de muitas pessoas, que reafirma que quando atuamos de forma conjunta, nossa capacidade de intervir, qualificar e modificar processos se torna ainda maior”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Central Cresol Sicoper

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS