A PRIMEIRA TENTATIVA

Em 17 de janeiro de 1927, a Federação de Cooperativas de Crédito de Massachusetts, nos Estados Unidos, comemorou o primeiro feriado oficial para os membros e trabalhadores das cooperativas de crédito. Naquele momento,foi escolhido o dia 17 de janeiro como uma menção ao aniversário de Benjamin Franklin (1706-1790), conhecido como o “Apóstolo da Economia”.

Dois americanos pioneiros do movimento cooperativista de crédito acreditavam que Franklin simbolizava “a vida e os ensinamentos incorporados no espírito e finalidade das cooperativas de crédito”. Entretanto, naquele tempo, havia tanta atividade no desenvolvimento de novas cooperativas na América do Norte, que as pessoas estavam demasiadamente ocupadas para celebrar o movimento, ou eram muito novas para reconhecer o significado de suas ações. Assim, após um breve período de “teste”, foi perdido o costume de celebrar o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito.


OUTRA DATA, A VONTADE PERSISTE

Em 1948, a Associação Nacional de Cooperativas de Crédito (CUNA) dos Estados Unidos (EUA) estabeleceu uma nova data para comemorar o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC). A CUNA e a Sociedade de Seguro CUNA Mutual deliberaram pela terceira quinta-feira do mês de outubro como Dia Nacional, nos EUA, para celebrar o movimento. Nesse período, a maioria dos líderes cooperativistas acreditavam que havia a necessidade de uma data que reunisse as pessoas, para que refletissem sobre sua história cooperativista, sobre os ganhos de suas cooperativas e para promover os ideais da cooperativa de crédito por todo o país. Cooperativas de Crédito, as Federações dos EUA e muitas das Assembleias informais de cada estado foram estimuladas a celebrar a nova data de alguma maneira. O feriado era usado como uma chance para arrecadar fundos para as causas que patrocinavam o movimento e para homenagear os homens e as mulheres que haviam dedicado suas vidas ao desenvolvimento do cooperativismo de crédito.

A CONSOLIDAÇÃO

À medida que crescia a quantidade de pessoas que se envolviam com o cooperativismo, criavam-se mais maneiras de comemorar a ocasião. Os membros do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU), agora, celebram a data abrindo as portas de suas instituições ao público e patrocinando piqueniques, feiras, festivais e desfiles. Com bastante frequência, as Federações e Assembleias de Cooperativas realizam competições esportivas para lembrar com honra a data.

Além disso, reuniões públicas com visitas de dignitários também são eficazes para chamar a atenção dos meios de comunicação e do público para a data. Ocasionalmente, estações de televisão e rádio apresentam entrevistas ou produzem programas especiais sobre as cooperativas de crédito; artigos especiais ou anúncios aparecem em periódicos e revistas; são realizados concursos reservados a crianças, festas para jovens, e outros concursos são feitos para eleger o melhor pôster ou ensaio; homenagens são feitas aos dirigentes cooperativistas do passado, do presente e do futuro; celebram-se banquetes e jantares dançantes… Tudo isso em nome do DICC.


junte-se ao movimento

Troque o seu avatar e apoie esse movimento que tem mais de 260 milhões de associados por todo o mundo.

Quero trocar meu avatar

Faça o download

das peças da campanha

Insira sua logo, produza e compartilhe! A Campanha do Dia Internacional das Cooperativas de Crédito é inteiramente gratuita. Use a hashtag


#DICC2019 #DICCtodosOsDias

Fazer download agora!

Somos +260 milhões de cooperados

Cadastre o seu e-mail para fazer parte dessa grande rede mundial e receber as novidades da Confebras.

CONHEÇA OS TEMAS DAS EDIÇÕES ANTERIORES

20182017201620152014
20132012201120102009
200820072006

inscreva-se
Para receber promoções e novidades sobre nossos produtos e serviços.
confebras@confebras.coop.br
+55 (61) 3323-2335