O Projeto

Conheça nosso projeto

Com o objetivo de disseminar e fomentar a Educação Cooperativista e Financeira para crianças, a Confebras desenvolveu o Projeto “Cooperaeduca: cooperar e poupar também é coisa de criança”.

É um projeto pioneiro e inovador que busca divulgar e fomentar a cultura da cooperação e a Educação Financeira, bem como a importância da cultura de poupar desde cedo, principalmente na fase da infância, pois as crianças são o futuro da nação e precisam fazer uso consciente do dinheiro, afim de serem adultos capazes de administrar suas próprias finanças.

Tem como público-alvo crianças de 06 a 12 anos de idade, e foi desenvolvido por meio de uma metodologia de fácil absorção da mensagem, que vai além do simples acúmulo de conhecimento. Está dividido em duas fases: 1ª – para crianças de 06 a 08 anos; 2ª – para crianças de 09 a 12 anos. Foram atendidas 12.000 (doze mil) crianças do Distrito Federal, sendo 6.000 (seis mil) em cada fase citada acima.

Conteúdo e Metodologia

Material de apoio

Foram desenvolvidos materiais de apoio como livretos, cofrinhos, filmes “3D”,  além de relatórios de observação/avaliação que serão entregues aos professores, monitores, associados e aos pais das crianças, que darão suporte no processo avaliativo.

Conteúdo Didático

Os conteúdos dos livretos foram elaborados por um Especialista da área, Álvaro Mordenell, com uma linguagem lúdica voltada para público infantil, onde são abordados temas relativos ao Cooperativismo e à Educação Financeira. Com relação à produção do desenho animado (3D), assim como nas historinhas dos livros, os vídeos contam com a atuação dos personagens do Clubinho do Coopera e a Fortumiga, mascote que simboliza a cooperação e ajuda mútua.

Filmes do CooperaEduca

Com curta duração (cerca de 06 minutos), cada episódio utiliza uma linguagem de fácil compreensão, voltada para o nosso público alvo, onde são abordados temas relativos à Doutrina e Filosofia Cooperativista, Conceito de Cooperação, Cooperativismo, Cooperativas, Princípios Cooperativistas, o Surgimento da Primeira Cooperativa no Mundo, os Ramos do cooperativismo e o Cooperativismo de Crédito.

Instituições beneficiadas

Os perfis das Instituições que podem ser beneficiadas pelo projeto são: escolas, creches, orfanatos, abrigos, além de filhos de funcionários e de associados das cooperativas.

APOIO

Este projeto contou com o apoio do Fundecoop – Fundo Solidário de Desenvolvimento Cooperativo