Como Aplicar o CooperaEduca

Sua Cooperativa também pode participar

A oportunidade de disseminar a educação financeira e cooperativista é também uma forma de Intercooperação. Certos de que nosso projeto abrange toda e qualquer criança, em virtude da linguagem de fácil entendimento, oferecemos às nossas filiadas e aos nossos parceiros uma das pontas do laço, para que possamos fortalecer ele juntos, dando assim, mais sustentação ao Sistema Nacional de Crédito Cooperativo.

Mobilize sua cooperativa e aplique o CooperaEduca.


Fase 1 – Crianças de 6 a 8 anos

Pensando na concepção de aprendizagem das crianças na faixa etária de 6 a 8 anos, desenvolvemos material diferenciado voltado à absorção do conhecimento por crianças desta faixa etária. Usando uma linguagem leve e de fácil compreensão, os personagens possuem características infantis contemplando a idade das crianças desta etapa.

  • Objetivos da Aprendizagem
  • Apresentar a criança o primeiro contato com a Cooperação

Neste sentido a criança deverá assimilar os valores do trabalho em equipe, amizade, solidariedade, ajuda mútua entre outros; deverá ser apresentado dentro do universo da criança que juntos somos mais fortes e isto é cooperação!

  • Apresentar a criança o primeiro contato com a Educação Financeira

Neste ponto deve-se trabalhar o incentivo ao uso consciente do dinheiro, poupar para realizar sonhos, preservar e zelar pelo bem e evitar desperdícios.

  • Material Didático

Cada aluno poderá ser contemplado com:

    1. Uma sessão do filme (desenho animado em “3D”) de aproximadamente 6 minutos
    2. Um livreto – Nossa Primeira Cooperativa
    3. Um Cofrinho personalizado do projeto;

   Fase 2 – Crianças de 9 a 12 anos

Pensamos nesta etapa, em uma metodologia diferenciada para atender crianças maiores. O Clubinho cresceu e os personagens se tornaram estudantes pré-adolescentes, antenados à tecnologia sem esquecer a diversão.

O material tem uma linguagem mais crítica e conceitos mais elaborados, introduzindo história, definição e simbologia do Cooperativismo e Educação Financeira, conhecerão qual a importância destes princípios na prática.

  • Objetivos da Aprendizagem
  • Apresentar ao aluno Conceitos Cooperativistas

Diferente da primeira faixa etária, aqui os alunos já conseguem assimilar coisas abstratas com mais facilidade. Por isto é momento de introduzir conceitos do que é cooperativismo, qual o sentido de cooperação, símbolos e bandeira do cooperativismo.

  • Apresentar ao aluno Conceitos de Educação Financeira

Aqui os alunos terão contato com o conceito de educação financeira e sua importância, a Educação Financeira no Brasil e no Mundo, e o que fazer para obter a tranquilidade e prosperidade financeira bem como qualidade de vida.

  • Material Didático

Cada aluno poderá ser contemplado com

    1. Uma sessão do filme (desenho animado em “3D”) de aproximadamente 6 minutos;
    2. Um livreto – Tirando de Letra
    3. Um Cofrinho personalizado do projeto;

“Toda jornada começa com o primeiro passo

e toda fortuna começa com os primeiros centavos.

Ajude, ensine e incentive as crianças a poupar e a investir.” 

Álvaro Modernell